viernes, 28 de diciembre de 2007

FARC EP LE GANAN LA INICIATIVA AL NARCO-GANSTER PRESIDENTE COLOMBIANO URIBE






Totalmente desmoralizado pelas FARC-Exército do Povo e pelo legítimo Presidente Chávez (Uribe foi eleito com dinheiro do narcotráfico), o narco-gângster presidente colombiano foi obrigado pelo Brasil, França, Argentina, Venezuela, Bolívia, Cuba e Equador a aceitar a proposta de Chávez e das FARC de libertação de três prisioneiros de guerra em mãos do exército comunista.

AS FARC-EP GANHAM DE URIBE COM SEU ÚLTIMO GESTO HUMANITÁRIO As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia Exército do Povo (FARC-EP) deixaram em evidência o presidente colombiano, Álvaro Uribe, ao obrigá-lo a aceitar, sob pressão internacional, a operação de libertação de três pessoas em mãos da guerrilha marxista e de sua entrega ao presidente da Venezuela e vitorioso mediador neste processo, Hugo Chávez.

A operação foi finalmente anunciada para hoje. A libertação de duas prisioneiras e do filho de uma delas (Emanuel), anunciada para hoje, marcará um antes e um depois neste dossiê, após o impasse de cinco anos nos quais Uribe e as FARC atribuíram a responsabilidade dos fracassos anteriores nas operações de troca de prisioneiros.

Conhecido por sua ferocidade contra as FARC-EP, Uribe se vê obrigado a aceitar as condições, tornadas públicas por Chávez, o mesmo cuja mediação desautorizou oficialmente em fins de novembro passado.

«Uribe sai debilitado desta história. "Ficou em evidência que se dedicou a tentar entorpecer a atuação de Chávez quando este último estava no bom caminho", constata Fernando Giraldo, professor de ciências política na Universidade de Cali.

Discreto segundo plano O presidente colombiano se manteve, talvez por isso, em um discreto segundo plano, deixando que seu ministro de relações exteriores, Fernano Araujo, fosse quem anunciasse a "autorização da missão humanitária" de seu homólogo venezuelano. "As FARC desafiaram Uribe e conseguiram", assegura Giraldo, que acrescente que "o caminho ainda é longo" antes que se torne realidade o intercâmbio de prisioneiros entre o governo e a guerrilha, pelo qual esta última deixaria em liberdade um grupo de 45 prisioneiros, entre os quais se encontra a política franco-colombiana Ingrid Betancourt.

Adverte que nada aponta a que Uribe ceda e aceda à desmilitarização de território que as FARC exigem como condição para o intercâmbio. "Nem contigo nem sem ti", intitulada ontem o jornal "El Tiempo" ao analisar a mensagem das FARC a Uribe.

Certificava, da mesma forma, que a guerrilha teria obtido "o congelamento das ações militares durante várias horas em uma zona emblemática". Referia-se a Villavicencio, teatro de enfrentamentos regulares situado no centro do país e onde se prevê a libertação dos três prisioneiros de guerra.

"As FARC ganharam porque conseguiram impor a mediação de Chávez e conseguiram internacionalizar o conflito colombiano", coincide o politólogo Vicente Torrijos, de Rosário.

Carlos José Herrera, especialista em resolução de conflitos da Universidade Javeriana de Bogotá, assegura que a anunciada libertação constitui "um ponto de inflexão" e "abre a porta para uma nova etapa" rumo a um eventual acordo humanitário.

"Chávez e as FARC jogaram muito habilmente com um grande consenso internacional que acuou Uribe", acrescenta. A guerrilha "não só conseguiu para si um reconhecimento internacional, mas que transformou o presidente venezuelano em um interlocutor imprescindível".

Preocupante presença militar e policial em Villavicencio O Governo da Venezuela concluía ontem os últimos detalhes para a recolhida de três pessoas em poder das FARC, operação que foi anunciada para hoje. A data de hoje foi confirmada pelo emissário brasileiro para esta intervenção, Marco Aurélio García.

Por sua vez, o porta-voz da Cruz Vermelha Internacional em Genebra, Marçal Izard, confirmou que "oferecemos nossos bons ofícios como garantes neutros da libertação dos seqüestrados e os dois governos, colombiano e venezuelano, nos pediram participar da operação".

"Os aviões venezuelanos que se trasladaram rumo ao cenário de libertação, em Villavicencio, levaram o emblema do Comitê Internacional da Cruz Vermelha".

Além do Brasil e da França, a Argentina, Bolívia, Cuba e Equador atuam como facilitadores desta operação diplomática. Em Villavicencio, a 100 quilômetros a sudeste de Bogotá, a Prefeitura decretou um plano de urgência para tratar os libertados de eventuais problemas médicos. Paralelamente, o Exército pôs em marcha um operativo de "segurança" em torno do aeroporto e no conjunto da região, uma de cujas localidades, La Uribe, foi o bastião do líder das FARC, Manuel Marulanda.

Na zona era visível a presença de um esquadrão móvel de Carabineiros, além de tropas especializadas em operações contra a guerrilha. Policiais e militares instalaram controles na estrada de acesso ao aeroporto e na estrada principal do departamento do Meta, do qual Villavicencio é a capital. Ao contrário, não havia presença militar e policial visível nas ruas desta cidade de 30.000 habitantes.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

6O ANIVERSARIO DE TRIBUNA POPULAR

6O ANIVERSARIO DE TRIBUNA POPULAR
Sesenta años como ejemplo de la Prensa Revolucionaria, es Tribuna Popular un modelo para el periodismo revolucionario del mundo. Tribuna Popular es un poderoso Diario Digital Venezolano, implantado como la Página de cambio diario editada en Venezuela de mayor lectura en el mundo, y en amplio avance se ha convertido en una de las Páginas de mayor autoridad y visitas en Venezuela. Por ello, constituyen un orgullo para los comunistas venezolanos esos sesenta años de Tribuna Popular TP.